Como descobrir seu estilo? 6 passos para identificar o seu

Acredito que muitas pessoas busquem por essa resposta. Ao se falar em estilo, logo vem a cabeça uma it-girl ou celebridade e a forma como elas se vestem. Mas o que elas tem em especial e porque as identificamos como ícones de estilo?

Em primeiro lugar, pode até parecer clichê, mas vem o autoconhecimento. Essas mulheres conhecem bem seu tipo físico, quais tipos de peças valorizam seus corpos e acessórios que comunicam seu estilo. Eleja uma pessoa que você admire e dê um google ou busque suas imagens no Pinterest. Analise e compare suas fotos e tente identificar um ponto de convergência entre elas. Irei pegar como exemplo a Olivia Palermo:

É impossível deixar de notar seu cabelo, sempre impecável. Esteja ele solto ou preso, os fios estão sempre muito bem modulados e controlados.

Vamos analisar a vestimenta. Oliva usa muita calça skinny, saia midi e peças de alfaiataria.

Em termos de cores, sua palheta é neutra. Preto, branco e caramelo são uma constante nas peças principais, deixando os tons mais vibrantes para os acessórios.

Isso me leva a falar do segundo ponto para você construir um estilo marcante: A constância. Para que você e os outros reconheçam uma identidade, você precisa mantê-lo, repeti-lo, sustentá-lo. Não digo para você se vestir sempre da mesma forma, isso é impossível, mas que a sua base, seu DNA, seja o mesmo. Quem vive seguindo tendências, não está criando seu próprio estilo e sim se tornando uma vítima da moda. Você deve ser capaz de filtrar na enchurrada de novas propostas apresentadas a cada coleção, o que de fato faz sentido para você e não o que ficou bonito na blogueira XYZ.

Para te ajudar nessa jornada, elegi 6 passos que considero importantes:

1 – IDENTIFIQUE SEU TIPO FÍSICO

Se olhe no espelho. Qual parte você mais gosta no seu corpo? Qual região tem mais volume? Seios, quadril, coxa? Você gosta do volume ou prefere disfarça-lo? Nos meus cursos sempre cito a Kim Kardashian. Ela tem peitão, bumbunzão e adora mostrá-lo com roupas justas. Se esse também for seu caso, siga em frente. Não tenha medo de ser quem você é.

2 – CRIE UM CADERNO DE ESTILO OU MOODBOARD DE IMAGEM

A partir de hoje, comece a anotar em um caderno tudo o que faz seu olhos brilharem. Pessoas, lugares, cores, estampas. Se for mais fácil identificar por imagens, recorte e cole seus looks favoritos e anote ao lado o que te chamou atenção. Uma ótima plataforma para esse exercício é o Pinterest. Nele você pode buscar imagens (como no google) e separar por pastas especificas. Eu sou uma usuária assídua! Veja meu moodboard aqui.

3 –  ENTENDA SUA ROTINA

Quais são seus afazeres durante a semana? Trabalha o dia inteiro em um escritório e precisa seguir um dresscode? Faz home office ou administra filhos e  casa? Anda muito a pé? Você preza pelo conforto ou não consegue viver sem salto alto? Identificar sua rotina irá te ajudar a escolher as peças chave para cada ocasião. Ao escolher suas compras de forma racional, você poderá criar uma  ligação entre elas, seja pela cor ou estilo, ajudando a fortalecer sua imagem.

4 – DESCUBRA SUAS CORES

Como consultora de estilo, recomendo a realização da análise cromática para identificação das cores que melhor reagem com a sua pele. Se não for possível, procure identificar seu contraste (escrevi sobre como fazer isso – clique aqui) e experimente varias cores. Vale até ir numa loja e levar para o provador um arco íris de opções! Tente se lembrar de qual cor você costuma usar quando recebe muitos elogios!

5 – CRIE SUA MARCA REGISTRADA

A  maioria das pessoas identificadas como “ícones de estilo”possuem uma marca registrada que as identifica na multidão. Óculos escuros, brincos ou colares grandes, batom vermelho, combinações coloridas, corte de cabelo, peças de alfaiataria… Escolha o seu item chave e comece a usá-lo de forma contínua.

6 – AVALIE SEU GUARDA-ROUPA

Você deve ter no seu armário apenas peças que ame ou goste muito. Ter um guarda-roupa editado e organizado irá tornar muito mais eficiente o ato de se vestir. Tire um tempo para analisar as roupas que estão dentro dele e avalie o que faz sentido estar lá e fazer parte da sua vida. Se não refletir quem você é ou deseja transmitir em termos de estilo, separe e doe para alguém.

 

Lembre-se que seu estilo é como sua assinatura: única. Se você busca identificar ou aprimorá-lo, comece por pequenas mudanças. Insira um elemento por vez, experimente uma nova cor (primeiramente nos acessórios ou peças menores), perceba o que te faz sentir bonita.  Se precisar de ajuda, estou por aqui!

 

 

 

 

Alanka Nasser, todos os direitos reservados.