Aprenda a identificar uma peça de qualidade

No trabalho da consultoria de estilo lidamos o tempo inteiro roupas. Pensamos sempre no caimento, se a peça valoriza o tipo físico da cliente e se transmite o estilo desejado. Um ponto de extrema importância e que pouco se fala é conhecer a qualidade de um tecido. Além de interferir nos tópicos que listei acima, uma peça de qualidade tem uma duração muito maior e, consequentemente, o valor também é mais alto. Porém, sou do time que mais valem poucas e boas peças no armário do que um guarda-roupa lotado de itens que transmitem má qualidade. É importante explicar isso à cliente! Uma camisa de seda passa uma imagem muito mais refinada e profissional do que uma camisa de poliéster, que amassa muito, causa mal cheiro e esquenta.

Para conferir se uma peça tem ou não qualidade, sempre observo os seguintes pontos:

1 – Etiqueta

Observe a composição da peça. Quanto mais fibras naturais como seda, algodão e lã, melhor a qualidade.

 

2 – Costura

Linha dupla e pontos mais juntos garantem uma costura melhor acabada e de longa durabilidade. Quanto mais afastado um ponto do outro, menos linha usada na peça e, consequentemente, se desmancha mais rápido.

 

3 – Interior

Vire a peça do avesso, observe se ela tem forro e como é seu acabamento. Nas peças de boa qualidade, o forro é preso a roupa e compõe o interior. Em calças é importante verificar se existe margem para fazer bainha.

 

 

4 – Botões

Teste as casas dos botões. Verifique se eles passam com facilidade e se estão bem costurados. Normalmente em peças de má qualidade, o botão é preso por uma ou duas passadas de linha apenas.

 

5 – Textura

Sinta o toque o tecido. Ele deve ser agradável na pele! Se pinicar, esqueça.

Tenha em mente esses pontos ao fazer algum serviço de personal shopping ou se for avaliar se uma compra vale o preço cobrado!

 

Quer aprender mais sobre consultoria de estilo? Fique de olho nos nossos canais no Instagram, Youtube e assine nossa newsletter!

Alanka Nasser, todos os direitos reservados.